-
Designers: Florian Budke
- Área: 1000 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Marius Heimburger, Daniel Schulz
-
Fabricantes: Mapei
Descrição enviada pela equipe de projeto. Mannheim, uma cidade do sudoeste da Alemanha, é conhecida pelo seu grid ortogonal, o seu palácio, o marco da cidade - o Wasserturm (torre de água) e os seus jardins barrocos. Na parte norte de Mannheim, o centro da cidade - cortado pelo rio Neckar - faz fronteira com os distritos de Neckarstadt Oeste e Leste. Esta localização direta no rio levou ao desenvolvimento de um corredor verde - o Neckarwiese - como um espaço aberto urbano, que é utilizado pelos cidadãos da cidade para atividades de lazer e esporte. Mais adiante, na direção do hospital universitário, existe um campo de basquete acessível ao público em Hermann-Heinrich-Ufer, que tem sido bastante danificado por várias cheias nos últimos anos.
Rodeado por dois complexos de arranha-céus - o Centro Collini e o Neckaruferbebauung - o campo forma uma situação urbana e natural multifacetada com o Neckar adjacente e a Ponte Friedrich Ebert. O fabricante austríaco de bebidas energéticas Red Bull aproveitou esta interação no interior da cidade como uma oportunidade para selecionar o campo de basquete como um stopover para o Half Court Basketball Tour, e para renová-lo durante o processo. O trabalho resultante, sob a forma de um super gráfico, intitula-se: 68 - Mannheim.
O designer gráfico contratado, Florian Budke - que normalmente adota uma abordagem tipográfica no seu trabalho -, quis criar uma referência local à cidade: "Nos meus projetos, é importante para mim que o gráfico se ligue sempre ao local bem como às pessoas e entre numa relação com elas - isto acontece aqui sob a forma de um "68" sobredimensionado (os primeiros dígitos do código postal), a escrita "Mannheim", a torre de água abstrata e as cores da cidade - um supergráfico de Mannheim para Mannheim".
A pintura desta sequência de números, que cobre uma área de mais de 1000 metros quadrados, pode ser percebida - analogamente aos uniformes esportivos - como um gigantesco número nas costas da cidade de Mannheim. A sua linguagem formal estabelece uma referência ao desenho barroco do espaço aberto de Mannheim - o ponto de referência da cidade. Para enfatizar a ligação a este ícone urbano, elementos estruturais como a própria torre de água, a fonte e o encaixe da planta foram incorporados no super-gráfico por meio de símbolos abstratos.
O centro do campo de jogo - a torre de água - tem mais uma profundidade de desenho escondida: visto da Ponte Friedrich Ebert, um aro de basquetebol também pode ser reconhecido nele, ligando o local com o esporte em questão. A parte superior do número 6 pode ser vista como um "braço" que transporta a bola de basquetebol cinza e preto para cada cesto. Após a bem sucedida parada da série Red Bull Half Court, a quadra foi entregue ao público e tem estado em uso animado desde então. "É bom ver que o Super-gráfico é mais do que apenas um objeto visual através do uso diário. A quadra tornou-se mais uma vez um lugar que convida as pessoas a conhecerem-se, permanecerem e finalmente jogarem juntos no basquete - 68 Mannheim - de e para Mannheim!" diz Budke.